Descrição
Essa obra se destina a ser um guia completo para a prática da avaliação neuropsicológica cognitiva, oferecendo uma combinação de explicações teóricas e instrumentos práticos para profissionais da área. Através de uma base teórica sólida, são abordados os construtos-chave relacionados à neuropsicologia e à avaliação neuropsicológica, incluindo aspectos do processamento de informações e conceitos psicométricos.
O livro também fornece uma variedade de instrumentos de avaliação neuropsicológica, cada um acompanhado por um resumo de suas propriedades psicométricas e tabelas de normatização. Isso permite que os profissionais interpretem o desempenho de um indivíduo em comparação com o esperado para seu nível de desenvolvimento.
Entre os testes abordados estão o Teste de Atenção por Cancelamento, Teste de Trilhas - Partes A e B, Teste de Trilhas para Pré-escolares e Teste da Torre de Londres. Cada teste é apresentado de forma detalhada, incluindo informações sobre sua aplicação, o material necessário, quem pode aplicá-lo e para quem é destinado. Além disso, são fornecidas folhas de instrução, treinamento e aplicação para facilitar o uso prático desses instrumentos.
No geral, essa obra serve como um recurso valioso para profissionais da área de neuropsicologia, fornecendo tanto uma compreensão teórica sólida quanto ferramentas práticas para a avaliação cognitiva.
Autor: Alessandra Gotuzo Seabra
Editora: APGIQ
ISBN: 9788579540257
Tamanho: 27.6 x 21.2 x 1.6 cm
Páginas 172 páginas
Edição 1ª edição (1 janeiro 2012)
Torre de Londres
A Torre de Londres envolve a transposição de três esferas de cores diferentes (vermelha, azul e verde), a partir de uma posição fixa (ponto de partida), para 12 posições alvo (problemas).
As esferas são manipuladas, uma a uma, por três hastes verticais de comprimentos diferentes afixadas à base, de modo que a mais curta sustente apenas 1 esfera a média até 2 esferas e a longa até 3 esferas (figuras). Ao sujeito cabe reproduzir as configurações-alvo (problemas) com o número mínimo de ações, movendo uma esfera de cada vez. Para aumentar o elemento prospectivo do planejamento, enfatizamos, que visualize mentalmente cada ação antes de mover as esferas. Os quatro primeiros problemas devem ser resolvidos com duas ou três ações mínimas, e os oito últimos quatro ou cinco ações mínimas.
Uma resposta correta significa que a solução foi alcançada com o número mínimo de ações. São permitidas três tentativas para cada problema. Um acerto na primeira tentativa vale 3 pontos, na segunda 2 pontos e, na terceira 1 ponto, o que totaliza um máximo possível de 36 pontos. A complexidade da tarefa aumenta com o número de ações exigidas para a reprodução das posições alvo (problema).
Objetivo do Jogo
Atingir a posição alvo (problema) dada, no menor número de ações ou movimento.
Medida: 9x15x2 cm
Peso: 550 grs
Material: mdf, bolas em madeira e fichas em cartão couchê 250 grs.