Descrição
O bullying se manifesta por meio de ações violentas dirigidas repetidamente a um mesmo indivíduo. Quando uma pessoa é alvo de bullying, devido à sua "diferença", ela sofre danos físicos e psicológicos que impactam diretamente seu desempenho escolar, suas relações com amigos, familiares e a comunidade, levando a um sentimento de exclusão social. Neste contexto, alunos superdotados podem ser vistos como diferentes e, portanto, se tornam alvos de agressões contínuas. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre superdotação e bullying no ambiente escolar, partindo da hipótese de que mitos e preconceitos sobre a superdotação contribuem para que esses alunos se envolvam em situações de bullying. Os resultados indicam que o superdotado pode assumir os papéis de vítima, agressor ou vítima passiva em casos de bullying. No entanto, algumas características da superdotação podem ajudar esses alunos a lidarem melhor com as consequências do bullying, assumindo uma postura ativa ao testemunhar uma situação de agressão. Além disso, as áreas de superdotação podem influenciar a forma como o superdotado realiza agressões quando assume o papel de agressor.
Autor: Alex Almeida da Silva, Carina Alexandra Rondin
Editora: Juruá
ISBN: 9788536288864
Tamanho: 0.5 x 15 x 21 cm
Páginas 74 páginas
Edição 1ª edição (27 junho 2019)