Descrição
Baralho de Identificação de Pensamentos Disfuncionais em Situações Escolares
Este baralho é um recurso terapêutico desenvolvido para auxiliar na identificação de pensamentos disfuncionais que crianças e adolescentes podem apresentar em diferentes situações escolares. As cartas representam os principais componentes do modelo cognitivo: situações, pensamentos, sentimentos e questionamentos.
Conteúdo do Baralho
- Cartas azuis – Situações: abrangem situações gerais (ex.: início do ano letivo, mostrar notas aos pais) e situações específicas ligadas ao desempenho escolar (ex.: assistir a uma aula, escrever uma redação, fazer uma prova).
- Cartas amarelas – Pensamentos: exemplos de pensamentos negativos (ex.: “vou falhar”, “meus pais me punirão”) e positivos (ex.: “vai dar tudo certo”, “os outros estão pensando coisas boas sobre mim”).
- Cartas vermelhas – Sentimentos: sentimentos positivos (ex.: alegria, gratidão) e negativos (ex.: irritação, tensão).
- Cartas verdes – Questionamentos: recursos que auxiliam o profissional na reestruturação cognitiva durante o processo de intervenção.
Sugestão de Uso
- Preparação: selecionar situações a investigar, possíveis pensamentos associados e separar as cartas de sentimentos.
- Avaliação: apresentar a situação e questionar os sentimentos ou pensamentos do indivíduo diante dela, utilizando as cartas como modelo. Permite mensurar intensidade dos sentimentos e compreender condutas diante das situações.
- Intervenção: usar as cartas de questionamentos para apoiar a reestruturação cognitiva durante o processo terapêutico.
Informações Técnicas
- Autor(a): Ricardo Franco de Lima
- ISBN: 9786586131185
- Edição/Ano: 1ª edição – 2021
- Número de Cartas: 132
- Dimensões: 12 x 7 x 2 cm
- Capa: Brochura
Público-Alvo
Indicado para crianças e adolescentes em processos de avaliação ou intervenção psicológica e neuropsicológica, conduzidos por profissionais qualificados.