A Escala Adaptativa Vineland-3 é um instrumento utilizado para avaliar o comportamento adaptativo desde o nascimento até a idade adulta (90 anos). O instrumento consiste numa entrevista semiestruturada em formato de questionário. Permite a avaliação abrangente do comportamento adaptativo de crianças, adolescentes, jovens e adultos através de terceiros (pais/cuidadores e professores).
Os principais domínios que a escala avalia são:
- Comportamento Adaptativo
- Comunicação
- Habilidades Cotidianas
- Socialização
- Habilidades Motoras
- Comportamentos Mal Adaptados
Quando associada a testes de inteligência, a Vineland-3 fornece dados críticos que ajudam no diagnóstico de deficiências intelectuais e de desenvolvimento, além de contribuir com uma visão geral das forças e fraquezas do examinado, informações que são valiosas para a elaboração de planos educacionais e de intervenção.
Com a Vineland-3 é possível medir o comportamento adaptativo de indivíduos com deficiências intelectuais e de desenvolvimento, Perturbação do Espectro do Autismo, Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA), lesão cerebral pós-traumática, deficiência auditiva e visual, doença de Alzheimer.
A Vineland-3 é constituída por três formulários de aplicação, que podem ser usados individualmente ou em conjunto, disponíveis numa versão extensiva (mais longa) e numa versão de níveis e domínio (mais curta):
- Formulário de Entrevista - valores normativos para todas as idades.
- Formulário de Pais/Cuidadores - valores normativos para todas as idades.
- Formulário dos Professores - valores normativos para examinados de 3 a 21 anos de idade.
- Adaptação brasileira de Andrea Lane Edde e Camila Zugman.
Tempo de Aplicação
Variável (30 minutos a 60 minutos).
Objetivo
A Escala Vineland-3 tem por objetivo medir o comportamento adaptativo de indivíduos com possível déficit intelectual e/ou transtorno de desenvolvimento.
População
Pessoas desde o nascimento até a idade adulta (90 anos).
Aplicação
Individual.
Correção
Manual.
Autor: Sara S. Sparrow, Domenic V. Cicchetti, Celine A. Saulnier.
Composição
Formulários Professores Extensivo
*imagem ilustrativa