O mais importante livro de James Joyce, agora com nova arte de capa. Esta edição de Ulisses conta também com a célebre e pioneira tradução de Antonio Houaiss, além de um inédito Guia de leitura preparado por Ricardo Lísias.
Ulisses relata os acontecimentos de um dia da vida do vendedor de anúncios Leopold Bloom. Ele sai a passeio com o amigo Stephen Dedalus e, ao fim do dia, deve retornar para casa, onde o esperam a esposa e a filha. A história se passa em Dublin, na Irlanda, em 1904, e é uma paródia da Odisseia, de Homero. O livro se divide em 18 capítulos, e cada um deles está ligado a um dos episódios da Odisseia, assim como a um ambiente e a uma hora do dia, a uma cor e a uma parte do corpo humano.
Publicado em 1922, o livro foi considerado "indecente" por Virginia Woolf e chegou a ser proibido em alguns países. Representa um divisor de águas na literatura, tendo-a revolucionado com sua modalidade experimental. Sua grande inovação - a diversificação de estilos, os fluxos de consciência e monólogos interiores dispostos sem qualquer preocupação de explicitar quem está falando ou divagando ao longo do texto - horrorizou e encantou leitores e críticos. Para T. S. Eliot, "Ao usar o mito, ao manipular um paralelo contínuo entre a contemporaneidade e a antiguidade, Joyce está seguindo um método que outros devem buscar depois dele".
Ulisses continua, até hoje, desafiando leitores do mundo todo.
Autor: James Joyce
Número de páginas: 1074 páginas
Idioma: Português
Editora: Civilização Brasileira
Data da publicação: 29 novembro 2021