O Teste Rápido de Inteligência (TRI) foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a capacidade de inteligência geral das pessoas entre 15 e 82 anos. Ele é utilizado para medir o fator g de inteligência por meio de tarefas matrizes, nas quais o avaliado deve escolher a figura que completa o quadro em branco. O TRI fornece uma medida precisa e confiável que permite a identificação do nível de inteligência das pessoas avaliadas.
Diferenciais
O TRI possui uma aplicação simples, prática e flexível, garantindo que o avaliado possa completá-lo em até 4 minutos. É possível realizar o teste tanto de forma presencial quanto remota, de modo individual ou coletivo. Suas tabelas normativas levam em consideração fatores como idade, escolaridade e região, proporcionando resultados precisos e contextualizados para o público avaliado.
Um diferencial adicional é a capacidade de obter informações sobre o tempo de reação, quando aplicado online, permitindo uma compreensão abrangente do desempenho do avaliado.
Contextos de utilização
O TRI é um instrumento exclusivo para psicólogos e foi desenvolvido para ser utilizado em processos de avaliação psicológica que demandam a análise da inteligência. Sua aplicação é versátil, abrangendo diversos contextos (como clínico, acadêmico e profissional) e em situações específicas, como no trânsito. Além disso, o TRI foi projetado levando em consideração as cinco regiões geográficas do país, o que garante sua aplicabilidade em diferentes contextos.
Aplicação
A aplicação do TRI pode ser realizada de forma individual ou coletiva, no formato lápis e papel ou online, de forma presencial ou remota, de acordo com a disponibilidade de estrutura e preferência do profissional. Para as avaliações online, o profissional disponibilizará um link através da plataforma VOL Vetor Online, permitindo que o avaliado responda ao teste.
O TRI consiste em 15 itens, cada um com quatro alternativas de resposta, e o tempo máximo para a aplicação é de 4 minutos.
Avaliação
A correção do TRI poderá ser feita manualmente, com o auxílio do crivo de correção para aplicações via lápis e papel, ou por meio da plataforma VOL, que possibilita o acesso ao arquivo com a pontuação, percentil e sua respectiva interpretação, após inserção dos dados obtidos por meio da utilização da folha de respostas.
Composição
1 Livro de Aplicação Vol. 3 (bloco com 25 folhas)