O GOPC (Guia de Orientação Profissional e de Carreira) é um material que visa subsidiar, em um processo de orientação profissional e de carreira, a obtenção de informações concernentes à área educacional, pessoal e profissional do indivíduo (orientando), bem como suas preferências por atividades e preferências profissionais.
Para isso, o material é dividido em dois eixos: GOPC ? Orientação Profissional e GOPC ? Orientação de Carreira. Ambos possuem um Checklist específico para cada processo (OC/OP) e, também, os questionários de preferência profissional e preferência de atividades (comuns a ambos).
Objetivo
O GOPC tem como objetivo realizar o levantamento de informações pessoais, acadêmicas e profissionais, a fim de proporcionar reflexões que subsidiem o processo de orientação profissional e de carreira.
1. O Checklist de Orientação Profissional é utilizado em jovens que estejam no ensino médio e buscam orientação sobre qual carreira seguir;
2. Agora, para jovens e adultos que já possuem uma carreira e buscam uma reavaliação e reflexão sobre a mesma, aplica-se o Checklist de Orientação de Carreira.
Público-alvo
Jovens a partir do ensino médio, adultos já inseridos no mercado de trabalho, mas que buscam repensar sobre sua carreira. Pode ser ministrado em aposentados que buscam novos caminhos profissionais.
Área | Profissionais
O GOPC se insere em contextos que envolvam processo de orientação profissional e de carreira, seja ele clínico. Pode ser utilizado por psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, coaches e qualquer outro profissional que trabalhe com o processo de Orientação Profissional e de Carreira.
Aplicação e resultados
A aplicação do GOPC é individual. Primeiramente, o profissional escolherá qual será o processo a ser realizado com seu orientando, isto é, se consistirá em Orientação Profissional ou de Carreira. Após isso, escolherá o checklist correspondente, dando início à atividade.
A aplicação presencial do GOPC poderá levar até 5 sessões, com aproximadamente 50 minutos cada. Caso haja necessidade, o profissional poderá estender o número de encontros. As etapas de aplicações seriam as seguintes:
a. Primeiro, após a devida realização do rapport, se faz a aplicação do Checklist de Orientação Profissional ou de Carreira (conforme o caso);
b. Na segunda sessão, busca-se investigar mais os resultados encontrados no Checklist e, então, aplica-se o questionário de preferência profissional;
c. Na terceira Sessão, O Checklist continua a ser aprofundado, junto do questionário de Preferência Profissional. Por fim, se aplica o Questionário de Preferência de Atividades.
d. No quarto encontro, todos os dados serão levantados e explorados, de modo que se compreenda suas motivações de escolhas ou possíveis mudanças.
e. Na quinta sessão temos a finalização do processo com a Devolutiva.
O GOPC dispõe de aplicação online e remota, bem como correção online. A diferença do processo consiste em:
I. Na aplicação online/remota, o processo é feito de uma vez só, não havendo a pausa entre as sessões. O profissional faz o aprofundamento posterior, apenas.
II. A correção online proporciona a soma automática dos dados dos questionários (preferência profissional e preferência de atividades).
III. Os Checklists não saem na correção online, apenas na aplicação.
Com relação aos resultados, o profissional deverá realizar uma integração de todos os dados levantados, de modo que possibilite ampla compreensão acerca da história e inclinações profissionais do orientando. Acrescenta-se, ainda, que o GOPC pode ser utilizado em conjunto de outros materiais, como o QUATI (caso o profissional seja psicólogo).