O objetivo do trabalho consiste em investigar os Processos Comunicacionais e Informacionais na Telessaúde, a partir das interações entre o ambiente de especialista e a Atenção Básica do Sistema Único de Saúde - SUS. Parte da hipótese de que as demandas da Atenção Básica, além de desencadearem o processo infocomunicacional da Telessaúde, são carregadas de saberes da prática capazes de produzir alterações no ambiente de especialistas.
Realizou-se uma revisão bibliográfica a fim contextualizar a história da Telessaúde, sua implantação e seus principais acertos e impasses. A metodologia proposta foi a triangulação de métodos que inclui observações em campo, análise quantitativa, feita sobre dados das videoconferências, e a análise qualitativa, realizada a partir das entrevistas com cinco profissionais do Nutel/UFMG, escolhidos intencionalmente, tendo como critério suas funções de técnicos em informática, de teleconferencistas, que fazem interface com os municípios e de gestor do Núcleo de Telessaúde.
Realizou-se o estudo em três etapas: a aproximação do objeto; a coleta dos dados e o estudo propriamente dito. Os resultados demonstram que os processos informacionais e comunicacionais na Telessaúde, decorrentes da interação mediada por tecnologias entre o ambiente de especialistas e a Atenção Básica do SUS, efetuam mudanças no regime de construção, produção, difusão, disseminação e apropriação de informação e conhecimento entre professores, pesquisadores, alunos, técnicos e profissionais da Telessaúde do CETES/Nutel/UFMG.
Autor: Elizeu Antônio de Assis
Número de páginas: 148 páginas
Idioma: Português
Editora: CRV
Data da publicação: 20 julho 2020
Dimensões: 16 x 0.9 x 23 cm
ISBN-13 978-8544429419