A PRONUMERO foi construída com o intuito de avaliar as dificuldades de aprendizagem da aritmética, contribuindo para o diagnóstico diferencial entre o transtorno específico de aprendizagem da matemática (discalculia) e a dificuldade de aprendizagem da matemática (DAM). A PRONUMERO constitui-se de testes que avaliam os problemas aritméticos narrativos, o cálculo aritmético básico e a transcodificação numérica.
Na PRONUMERO, além do subteste de cálculos aritméticos, presente em outros instrumentos previamente publicados, a PRONUMERO inclui subtestes que avaliam as habilidades de problemas aritméticos narrativos e transcodificação verbal-arábica. Os testes foram desenvolvidos com base em modelos cognitivos-neuropsicológicos e testados por meio de rigorosos estudos psicométricos.
Contextos de utilização
A PRONUMERO é um instrumento de avaliação construído em uma abordagem neuropsicológica que pode ser utilizado nos contextos de pesquisa, clínico, educacional ou em demais situações em que há necessidade de avaliação das habilidades de matemáticas.
Aplicação
As tarefas da PRONUMERO podem ser aplicadas coletiva ou individual, dependendo das necessidades do profissional. Para isso, é importante que o avaliador siga as orientações contidas no Livro de Instruções.
Público-alvo
Crianças do 2º ao 5º anos do ensino fundamental.
Correção on-line
A correção é realizada exclusivamente através da Plataforma VOL Vetor Online, a partir da digitação das respostas do avaliado, acessível através da aquisição do livro de aplicação.
Avaliação
A avaliação é feita com base em critérios quantitativos e qualitativos. A avaliação quantitativa é feita baseada na somatória dos itens respondidos corretamente. A avaliação quantitativa é feita tendo com base a observação de estratégias e tipos de erros.
Composição
Livro de Instruções (manual)