A Escala de Qualidade de Vida de Pessoas Idosas (EQVI) é um instrumento de natureza multidimensional direcionado a idosos entre 60 e 93 anos de idade e de ambos os sexos. Tem por finalidade avaliar a qualidade de vida de pessoas idosas com base na subjetividade desses indivíduos.
A EQVI é constituída por 20 itens interrogativos e composta por cinco fatores:
1) autonomia e psicológico;
2) independência física;
3) saúde;
4) família;
5) social.
Assim, a escala poderá auxiliar na assistência às pessoas em relação à sua percepção e satisfação com diversos âmbitos da vida e em diferentes contextos.
Diferenciais
A EQVI pode ajudar a identificar aspectos que precisam ser melhorados na vida das pessoas idosas e estratégias para promover melhorias na qualidade de vida.
Permite coletar informações retrospectivas sobre a evolução da qualidade de vida de pessoas idosas, em um ambiente natural para longevos, considerando longos intervalos que não poderiam ser pontualmente acessados em uma única avaliação, levando-se em consideração diversificações na vida como doenças, mudanças e outras.
Contextos de utilização
A escala pode ser utilizada em áreas de saúde, humanas, sociais e outros contextos que necessitem avaliar a qualidade de vida em pessoas idosas.
Aplicação
A EQVI pode ser aplicada tanto individual quanto coletivamente, em grupos de até 30 pessoas. Recomenda-se a aplicação do instrumento presencialmente pois a presença do profissional traz muitos atributos positivos e significativos. O tempo médio para a aplicação é de 15 minutos, além de ser aconselhável a aplicação em uma única sessão.
Avaliação
A avaliação é feita exclusivamente pela plataforma VOL Vetor Online com interpretação por pontuação bruta nos fatores autonomia e psicológico, independência física, saúde, família e social.
Composição
EQVI - Livro de Aplicação Vol.2 | Conj. c/5 unidades