O Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas (Piafex) é uma iniciativa projetada para fomentar o desenvolvimento das funções executivas em crianças, abrangendo habilidades cruciais como organização, planejamento, inibição de impulsos, atenção, memória de trabalho, metacognição e regulação emocional. Ideal para ser aplicado em ambientes clínicos e escolares, o Piafex é uma ferramenta valiosa tanto para reabilitação quanto para intervenção precoce, com um foco especial na prevenção. Professores, psicólogos, psicopedagogos e outros profissionais da área educacional encontrarão no Piafex uma fonte rica de subsídios teóricos e práticos para potencializar o desenvolvimento funcional de crianças pré-escolares e dos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Objetivo
O objetivo principal do Piafex é oferecer uma metodologia eficaz para estimular o desenvolvimento das funções executivas de crianças, preparando-as para lidar com as exigências da vida escolar e social. Ele busca prover uma base sólida que auxilie as crianças a melhorar sua capacidade de autorregulação e aprimorar suas habilidades cognitivas essenciais.
Público-Alvo
O Piafex é direcionado principalmente a crianças de 5 e 6 anos, que estão na Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental. No entanto, o programa permite adaptações para expandir sua aplicabilidade a outras faixas etárias.
Aplicação
O programa pode ser aplicado tanto em contexto escolar quanto clínico. Em escolas, ele serve como uma ferramenta de intervenção preventiva, enquanto em clínicas, pode ser utilizado para ajudar crianças com déficits em funções executivas, preferencialmente em sessões de grupo para maximizar a interação e o engajamento.
Materiais
Para facilitar a implementação do Piafex, foi criado o Estojo de Atividades Piafex, que contém todos os materiais necessários para a realização das atividades propostas pelo programa. Isso elimina a necessidade de os educadores prepararem os materiais por conta própria, permitindo uma aplicação mais direta e eficiente do programa.
Benefícios e Considerações
O Piafex não apenas aborda uma lacuna importante na educação e no desenvolvimento infantil, mas também oferece uma solução prática e fundamentada para o estímulo e a melhoria das funções executivas. Ao implementar o Piafex, os profissionais devem considerar as necessidades individuais de cada criança, a gravidade de quaisquer déficits e a interação com outros tratamentos ou intervenções que a criança possa estar recebendo. A aplicação do programa deve ser personalizada para maximizar seus benefícios e atender às necessidades específicas de cada criança.
Sobre o autor
Natália Martins Dias
Psicóloga (Universidade São Francisco), Mestre e Doutora com Pós-doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Professora do Departamento de Psicologia (graduação e pós-graduação stricto sensu) da Universidade Federal de Santa Catarina, Pesquisadora do Grupo de Neuropsicologia Infantil e Coordenadora do Grupo de Investigação em Neuropsicologia e Desenvolvimento Infantil ? Gindi e do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar da Universidade Federal de Santa Catarina (LANCE-UFSC), Bolsista de Produtividade do CNPq.
Alessandra Gotuzo Seabra
Psicóloga, Mestre e Doutora com Pós-doutorado em Psicologia Experimental (Universidade de São Paulo), Docente no Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Coordenadora do Grupo de Neuropsicologia Infantil.
Composição
Manual