O Palácio das Laranjeiras, salão de visitas do governo do estado do Rio de Janeiro, é um lugar que respira história e conserva o esplendor dos tempos passados dos primeiros proprietários, Branca e Eduardo Guinle. Este quase centenário edifício, tombado pelo Iphan, é um verdadeiro tesouro a ser preservado, e seu acervo, minuciosamente catalogado, reflete a importância histórica e cultural do local.
Neste livro, que apresenta uma visão detalhada da arquitetura, do mobiliário e das obras de arte do palácio, os leitores são convidados a fazer um passeio pelos seus salões, corredores, escadarias e jardins, enquanto mergulham em episódios marcantes da história política e social do Brasil que tiveram como cenário essa majestosa mansão em estilo eclético.
Com textos cuidadosamente elaborados por Beatriz Coelho Silva e Christine Ajuz, esta edição primorosa, em parceria com a Amil, é enriquecida por 175 belas fotos atuais de Pedro Oswaldo Cruz e outras 30 imagens de fotógrafos renomados, em cores e em preto e branco. O livro, composto em tipografia minion e cochin e impresso sobre papel couché magno satin LD 150g pela Gráfica Minister, é dividido em cinco capítulos, que exploram diversos aspectos do Palácio das Laranjeiras: desde seu papel como recanto da aristocracia carioca até seu requinte francês na Cidade Maravilhosa.