O NEPSY-II é uma ferramenta neuropsicológica avançada destinada a fornecer uma avaliação personalizada de crianças em seis domínios cognitivos específicos. Projetado para identificar tanto os pontos fortes quanto as dificuldades nas habilidades cognitivas das crianças, o teste é capaz de fornecer dados relevantes para diagnósticos precisos e para o planejamento de intervenções eficazes tanto no ambiente escolar quanto em casa. O NEPSY-II inclui quatro tipos de avaliações ? Geral, Completa, Seletiva e Diagnóstica ? permitindo aos profissionais escolher a abordagem mais adequada de acordo com os objetivos específicos da avaliação, o tempo disponível e as características do indivíduo avaliado.
Objetivo
O objetivo do NEPSY-II é avaliar de forma abrangente o desenvolvimento neuropsicológico de crianças de 3 a 16 anos. Esta bateria é a mais inclusiva em termos de faixa etária e diversidade cognitiva, cobrindo áreas como sensorio-motor, linguagem, processamento visuoespacial, memória e aprendizado, atenção/funções executivas e percepção social.
População
O NEPSY-II é aplicável a crianças dos 3 aos 16 anos, oferecendo insights valiosos para a compreensão de suas habilidades cognitivas e para o desenvolvimento de estratégias de intervenção.
Aplicação
A aplicação do NEPSY-II é feita individualmente, garantindo uma avaliação detalhada e personalizada que atende às necessidades específicas de cada criança.
Tempo
Pré-escolares:
Avaliação Geral: Aproximadamente 45 minutos.
Avaliação Completa: Cerca de 90 minutos.
Crianças em idade escolar:
Avaliação Geral: Aproximadamente 1 hora.
Avaliação Completa: Entre 2 horas e meia a 3 horas e meia.
Composição
01 Crivo de correção
Autores
O NEPSY-II foi desenvolvido por Marit Korkman, Ursula Kirk e Sally Kemp, cujo trabalho contribuiu significativamente para o campo da neuropsicologia infantil.
Este instrumento é especialmente valioso para profissionais que buscam uma compreensão profunda das capacidades cognitivas das crianças, permitindo intervenções mais direcionadas e eficazes que podem melhorar significativamente o desempenho e o bem-estar das crianças em diversos ambientes.