O HTP (House, Tree, Person) é uma técnica projetiva gráfica de base psicodinâmica restrita a psicólogos e voltada à investigação da personalidade.
Trata-se de uma técnica de fácil compreensão para indivíduos de diferentes níveis de escolaridade e menos sujeita ao controle consciente da produção quando comparada a técnicas projetivas verbais ou inventários de autorrelato. O manual técnico possui mais de 50 exemplos de desenhos que servem como referência pedagógica para os avaliadores.
Contexto de utilização
É utilizado nas mais variadas áreas de atuação do psicólogo, como no contexto clínico, escolar, em processos seletivos ou em avaliações psicológicas diversas (ex.: trânsito, concessão de porte de arma e psicossocial).
Aplicação
Individual e presencial. São solicitados três desenhos ao examinando, cada um em uma folha de papel sulfite separada. Pode ser aplicado em indivíduos de 6 a 90 anos de idade, sem restrições.
Avaliação
A casa, a árvore e a pessoa são representações (conscientes ou não) da imagem que o indivíduo tem de si. Os desenhos são analisados a partir das perspectivas adaptativa (adequação à tarefa), expressiva (estilo próprio do sujeito) e projetiva (aspectos psicodinâmicos). A análise dos desenhos dispensa normas por se tratar de técnica projetiva gráfica. O foco é a compreensão do indivíduo em sua singularidade.
Composição
1 Livro de Instruções VOL. 1 (Manual)