Envelhecer é uma experiência contínua que leva cada indivíduo a atravessar um processo repleto de potência e fragilidade, incluindo perdas, ganhos e trocas. Essas trocas dialógicas, que ocorrem no âmbito da linguagem, permitem explorar a velhice nas relações intersubjetivas. Elas articulam dimensões biográficas, biológicas, sociais e psicológicas, criando narrativas únicas que testemunham a história de cada pessoa idosa. Este livro, escrito por Regina Célia Celebrone, foca precisamente nessas trocas.
O objetivo principal da obra é analisar como as pessoas consideradas idosas se relacionam com a linguagem e com o conceito de velhice, considerando os diálogos que mantêm com diversos outros: pais, filhos, avós, netos, amigos de infância, amigas da velhice e até com você, leitor. Sim, você é convidado a participar desse diálogo e refletir sobre a potência e vulnerabilidade da vida e do envelhecimento.
Giselle Massi, Fonoaudióloga, Mestre e Doutora em Linguística pela UFPR, e atual coordenadora do núcleo de pesquisas sobre linguagem e envelhecimento na UTP.
Autor: Regina Célia Celebrone
Editora: Juruá
ISBN: 9788536289229
Tamanho: ? 0.8 x 15 x 21 cm
Páginas 132 páginas
Edição 1ª edição (17 junho 2019)