A mexicana Frida Kahlo é hoje uma das artistas mais reconhecidas globalmente, com seus quadros alcançando valores recordes e seu rosto sendo amplamente conhecido. Sua vida, embora curta, foi repleta de acontecimentos marcantes. Desde jovem, Frida enfrentou uma deficiência física congênita e, na adolescência, sobreviveu a um grave acidente que a deixou meses acamada. Durante esse período, começou a pintar, frequentemente autorretratos, enquanto estava deitada. Apesar da saúde fragilizada, ela seguiu em frente e casou-se com o renomado pintor Diego Rivera, vinte anos mais velho, com quem teve uma relação intensa e turbulenta. Como Frida disse: ?Sofri dois acidentes graves na vida, um em que um ônibus me jogou no chão? Outro acidente é o Diego.?
Influenciada pela rica cultura tradicional mexicana, ela usava roupas longas e coloridas para disfarçar seu passo manco, reinventando-se constantemente como mulher e artista. Frida enfrentou múltiplos desafios pessoais, incluindo abortos, o frustrado desejo de ser mãe, traições, e teve muitos amores, inclusive com mulheres. Ela foi uma feminista em uma América Latina machista, amante de Trotski e até foi suspeita no assassinato deste. Sua arte e história impactaram o mundo.
María Hesse, artista gráfica espanhola, apresenta uma biografia ilustrada de Frida Kahlo, entrelaçando a vida e a obra da artista com trechos de seus diários, cartas e depoimentos. O livro revela tanto as dores quanto as alegrias da existência de Kahlo, e como ela usou a arte para superar as limitações impostas por suas condições e reinventar sua vida. O resultado é uma obra poética e lapidar que dá voz a uma das figuras mais fascinantes do século XX.
Autor: Maria Hesse
Editora: LPM
ISBN: 9788525436849
Tamanho: 23 x 15.8 x 1.2 cm
Páginas 152 páginas
Edição 1ª edição (1 abril 2018)