A escala é formada por 45 itens distribuídos em cinco subescalas: Determinação, Responsabilidade, Independência, Autoconhecimento e Conhecimento da Realidade Educativa e Socioprofissional.
Para responder à escala, o avaliado deve considerar com que frequência atua ou pensa em cada uma das situações propostas nos itens. As respostas devem ser assinaladas no livro de aplicação e a correção é feita com ajuda de um crivo de avaliação que possibilita a contagem da pontuação das cinco subescalas avaliadas bem como a escala total. Todos os resultados devem ser anotados no livro de avaliação para então serem interpretados.
Objetivo
Avaliar a maturidade para a escolha profissional e detectar quais dos aspectos que a compõem estão mais e menos desenvolvidos.
Público-alvo
Indivíduos cursando o 9º ano do ensino fundamental, 1º, 2º e 3º ano do ensino médio;
Pessoas que já concluíram o ensino médio e que estão escolhendo sua futura profissão ou ocupação;
Alunos universitários em reorientação.
Aplicação
Individual ou coletiva. Não existe limite de tempo para a realização do teste, geralmente são necessários de 15 a 30 minutos para sua execução.
Áreas de aplicação
Psicologia Clínica, Psicologia Escolar e Orientação Profissional.