EBADEP-IJ - Escala Baptista de Depressão - Versão Infantojuvenil
A Escala Baptista de Depressão ? Versão Infantojuvenil (EBADEP-IJ) tem por objetivo avaliar a frequência, a intensidade e a duração de sintomas de depressão em crianças e adolescentes.
A EBADEP-IJ foi desenvolvida e normatizada no Brasil, com itens adequados à cultura, com base nos principais manuais psiquiátricos e estudos clínicos sobre expressão de sintomas de depressão em crianças e adolescentes. É um instrumento de simples aplicação e interpretação que fornece base para um rastreio desde comportamentos saudáveis a sintomatologia depressiva clinicamente relevante. Possui normas de interpretação específicas para faixa etária (7 a 18 anos) e sexo.
Contextos de utilização
A EBADEP-IJ pode ser utilizada por psicólogos em contextos em que há necessidade de avaliação de sintomas de depressão, especificamente em crianças e adolescentes, por exemplo, no âmbito clínico. A aplicação é exclusivamente realizada por psicólogos.
Aplicação
A aplicação da EBADEP-IJ pode ocorrer de forma individual e/ou coletiva, para pacientes entre 7 e 18 anos de idade. O tempo para esse processo geralmente varia de dez a vinte minutos, no entanto, não há limites para o término. Caso necessário, a aplicação poderá ocorrer de maneira acompanhada, principalmente dependendo da maturidade da criança e de seu nível de compreensão.
Avaliação
A EBADEP-IJ dispõe de avaliação quantitativa na qual, por meio das instruções, contam-se os pontos de cada item; e de avaliação qualitativa na qual o profissional investiga os tipos de itens que foram pontuados de modo a obter maiores informações sobre a situação atual do paciente.
A correção da EBADEP-IJ também poderá ser realizada por meio da Plataforma VOL Vetor Online, que possibilita o acesso ao arquivo do resultado em escore bruto, percentil, escore T, estanino e sua respectiva categoria e interpretação.
Composição
1 Livro de Aplicação VOL.2 (bloco com 25 folhas);