Curso EAD TEADI e TEALT - Teste de Atenção Dividida e Teste de Atenção Alternada
Neste curso você aprenderá, no módulo um, sobre o funcionamento do processo cognitivo da atenção. No módulo dois, será apresentado informações no que concerne a introdução, aplicação, correção e interpretação do Teste de Atenção Dividida e Alternada (TEADI e TEALT), utilizando casos clínicos. Ao final dos módulos há materiais complementares sobre o seu uso em diferentes contextos e, ainda, Quizz para fixação do conteúdo aprendido.
Objetivos Geral:
- Neste curso será possível aprender sobre o processo psicológico básico da atenção e aplicar, corrigir e interpretar os testes TEADI e TEALT.
Específicos:
- Compreender o funcionamento psicológico básico da atenção;
- Aprender sobre a aplicação do TEADI e TEALT;
- Compreender a correção e interpretação do TEADI e TEALT.
Conteúdo Programático
Módulo I:
- O que é e como funciona o processo cognitivo da atenção;
- Histórico do processo cognitivo da atenção;
- Introdução ao processo cognitivo da atenção.
Módulo II:
- Apresentação do TEADI e TEALT;
- Introdução aos Testes TEADI e TEALT;
- TEADI;
- Aplicação do TEADI;
- Correção do TEADI;
- Interpretação do TEADI;
- Caso Clínico;
- TEALT;
- Aplicação do TEALT;
- Correção do TEALT;
- Interpretação do TEALT;
- Caso Clínicos.
Carga Horária 02h*
*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
Diferenciais
Os cursos abordam todo o processo necessário para fornecer ao aluno a capacidade de utilizar os testes após realizá-lo;
As aulas são ministradas por autores dos testes e/ou especialistas com grande experiência didática.
Acesso ao curso
Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas por meio de videoaulas onde e quando desejar. A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio). Não há plantão de dúvida e interação com o professor.
**O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 2 anos.
***Curso totalmente on-line:
- Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá no e-mail cadastrado uma mensagem com o link de acesso à plataforma;
- Ao clicar no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do curso. Após o acesso, o aluno poderá assistir às aulas onde e quando desejar;
- A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio);
- Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor;
- O curso não contempla materiais impressos.
****Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.
Docente:
Ana Carolina Peuker (CRP 07/11084)
Graduada em Psicologia, especialista em Psicoterapia. Realizou Mestrado (2006), Doutorado (2010) e Pós Doutorado (2010-12) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC/UFRGS).
Tem experiência em Psicologia clínica, experimental, processos psicológicos básicos, cognição humana e Psicologia da saúde. Possui prática clínica e de docência e pesquisa em abordagem cognitivo-comportamental, dependência química e avaliação psicológica. Atuou como professora substituta do Instituto de Psicologia (UFRGS).
Desde 2000, colabora como pesquisadora no Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Desde 2014, é professora colaboradora e orientadora no Curso de Mestrado Profissional em Prevenção e Assistência a Usuários de Álcool e Outras Drogas do HCPA/UFRGS.
Atuou por três anos (2013-16) como bolsista Doc Fix de pós doutorado, no Grupo de Estudos Avançados em Psicologia da Saúde (GEAPSA) do PPG em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), vinculada à linha de Pesquisa Processos Saúde-doença em Contextos Institucionais. Neste período, trabalhou em projetos no âmbito da Psicologia da Saúde em contextos públicos e privados, trabalhando com os seguintes temas: psico-oncologia, psicologia positiva, autorregulação do comportamento em saúde, promoção da saúde e prevenção de doenças.
Foi membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP "Psicologia da Saúde em instituições e na comunidade". Também possui experiência no desenvolvimento de intervenções/tecnologia social para educação, promoção em saúde, prevenção de doenças e programas de bem-estar e qualidade de vida em diferentes contextos. Possui experiência em gestão de projetos.