Curso EAD - Teste Neupsilin Adulto, Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve.
Neste curso serão apresentados alguns fundamentos teóricos do instrumento, sua aplicabilidade e escopo, assim como instruções gerais de aplicação e de pontuação e como usar as tabelas normativas. Por fim, um caso será usado para ilustrar este processo de avaliação.
Objetivos Geral
- Apresentar o instrumento, suas bases teóricas ensinar suas normas de aplicação, de pontuação, a usar as tabelas normativas e ilustrar com um caso clínico.
Específicos
- Apresentar alguns Fundamentos teóricos e visão geral do instrumento
- Ensinar as instruções gerais de aplicação
- Ensinar as instruções gerais para pontuação
- Instruir no uso das tabelas normativas
- Apresentar um caso clínico ilustrativo
Conteúdo Programático
Módulo 1: Apresentação Geral e Bases Teóricas
Visão geral do instrumento, seus objetivos, materiais, aplicabilidade, escopo e contextos de aplicação. Fundamentos teóricos (neuropsicologia, neuropsicologia cognitiva, clínicas, do desenvolvimento, avaliação neuropsicológica). Apresentar as partes componentes do instrumento, incentivar a leitura detalhada do manual do instrumento, assim como fazer as leituras complementares sugeridas.
Módulo 2: Instruções Gerais de Aplicação
Dicas de aplicação, focando na forma de apresentação dos itens em algumas tarefas (como as de memória de trabalho). É apresentada a simulação da aplicação em um caso.
Módulo 3: Instruções Gerais para Pontuação
Dicas gerais de pontuação, salientando tarefas que geram mais dúvidas sobre sua forma de pontuar (análises qualitativas). Instruções de como marcar no protocolo de registro.
Módulo 4: Dados Normativos
Cálculo do escore "z" e como usar as tabelas normativas.
Módulo 5: Caso Clínico
Apresentar um caso, ilustrando o uso do instrumento no processo avaliativo.
Carga Horária 07 Horas*
*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
Diferenciais
Os cursos abordam todo o processo necessário para fornecer ao aluno a capacidade de utilizar os testes após realizá-lo;
As aulas são ministradas por autores dos testes e/ou especialistas com grande experiência didática.
Acesso ao curso
Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas por meio de videoaulas onde e quando desejar. A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio). Não há plantão de dúvida e interação com o professor.
**O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 2 anos.
***Curso totalmente on-line:
- Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá no e-mail cadastrado uma mensagem com o link de acesso à plataforma;
- Ao clicar no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do curso. Após o acesso, o aluno poderá assistir às aulas onde e quando desejar;
- A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio);
- Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor;
- O curso não contempla materiais impressos.
****Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.
Docente:
Jerusa Fumagalli de Salles
Graduada em Fonoaudiologia, pela UFSM, há exatos 20 anos. Após este período fez uma especialização na área de linguagem e em seguida mestrado (1999-2000) e doutorado (2001-2005) em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Desde 1998 vem estudando os processos envolvidos nas habilidades de leitura e escrita, assim como nos transtornos (dislexias e disgrafias).
Entre 2005 e 2006 fez um período de pós-doutorado na PUCRS (Prodoc - CAPES).
Desde 2006 é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Neste instituto ministro aulas para os cursos de graduação em psicologia e em fonoaudiologia. Desde 2007 coordena o Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog).
Atualmente é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Bolsa Nível 1D). Foi membro em várias gestões da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp). Suas linhas de pesquisa concentram-se nas áreas de Neurociências e Neuropsicologia Cognitiva.
Atua principalmente com desenvolvimento/adaptação de instrumentos de avaliação das funções neuropsicológicas, Neuropsicologia do desenvolvimento: processos, transtornos e avaliação; Neuropsicologia dos Transtornos de aprendizagem (dislexias, disgrafias, discalculias) e Consequências neuropsicológicas em condições neurológicas (AVC).