O IDADI é o primeiro instrumento multidimensional de avaliação do desenvolvimento infantil construído no Brasil. Ao envolver a avaliação na perspectiva do relato parental ou de cuidadores próximos, permite o maior conhecimento sobre as habilidades das crianças, com observação em uma variedade de contextos e situações. Permite coletar informações retrospectivas sobre a evolução do desenvolvimento da criança, em um ambiente natural para ela, considerando intervalos longos de tempo que não poderiam ser pontualmente acessados em uma única avaliação.
O instrumento é direcionado para profissionais das áreas de saúde e educação que atuam na infância. A construção do instrumento envolveu conhecimentos das áreas de Psicologia, Educação Física, Fonoaudiologia, Medicina (especialmente Pediatria), Terapia Ocupacional, Pedagogia, dentre outras. Seu uso pode ser feito por todas essas profissões, tanto no contexto clínico quanto em instituições de saúde pública e privada que objetivem o monitoramento longitudinal do desenvolvimento infantil. Além disso, o IDADI pode ser utilizado em outros contextos com demanda de identificação de atrasos ou transtornos do desenvolvimento infantil, como em pesquisas por exemplo.
PÚBLICO-ALVO
Psicólogos, Profissionais da saúde, educação com experiência em avaliação do desenvolvimento infantil e estudantes de psicologia a partir do 7º semestre.
OBJETIVO
Apresentar as principais considerações teóricas que embasaram o desenvolvimento do IDADI, suas etapas de construção e estudos psicométricos, bem como as possíveis formas de aplicação, correção e interpretação do instrumento (versão lápis e papel e informatizada).
PROGRAMA
- Descrição dos domínios e subdomínios do desenvolvimento contemplados no IDADI
- Histórico e etapas de construção
- Estudos empíricos de propriedades psicométricas e de sensibilidade e especificidade do IDADI para avaliação de suspeita de transtorno do espectro autista
- Aplicação, correção e interpretação do IDADI (versão lápis e papel e informatizada)
- Estudo de caso.
CARGA HORÁRIA | CERTIFICADO
- Carga horária: 05h*
- Certificado: Certificação Vetor
*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
ACESSO AO CURSO
Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas por meio de videoaulas onde e quando desejar. A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio). Não há plantão de dúvida e interação com o professor.
**O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 2 anos.
***Curso totalmente on-line:
- Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá no e-mail cadastrado uma mensagem com o link de acesso à plataforma;
- A sua senha será enviada em até 03 dias úteis, observando que passará a contar somente após a confirmação do pagamento, da autenticidade de seus dados;
- Ao clicar no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do curso. Após o acesso, o aluno poderá assistir às aulas onde e quando desejar;
- A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio);
- Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor;
- O curso não contempla materiais impressos.
****Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.
Docente
Psicóloga Drª Mônia Aparecida da Silva (04/51455)
Psicóloga. Doutora e pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Membro associado do Instituto Brasileiro de Avaliação psicológica (IBAP) e do Grupo de Pesquisa (GT) Avaliação e Intervenção no Desenvolvimento Infantil e Adolescente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).