O curso
Aborda-se nesta temática o entendimento do que é considerada uma Avaliação Neuropsicológica Forense. Quais as demandas que requerem uma Avaliação Neuropsicológica Forense, para comprovar capacidade de atuar nos contextos da vida diária. Quais as implicações da avaliação junto à área do Direito. Como se dá o processo da avaliação e as diferenças diante da avaliação psicológica clínica.
Público-alvo
Psicólogos e estudantes de graduação a partir do 7º semestre.
Objetivo
Entender o processo de avaliação neuropsicológica forense e suas diferenças quanto à avaliação psicológica clínica. Estudo dos processos cognitivos e emocionais por meio dos conhecimentos em Neuropsicologia a fim de atender os quesitos judiciais. Implicações e questões judiciais envolvidas. Estudo de casos.
Conteúdo Programático
Módulo I
Introdução - O que é avaliação neuropsicológica forense, suas implicações e como se diferencia de outras avaliações.
No módulo de introdução, serão abordadas as demandas e os contextos da Avaliação Neuropsicológica Forense, suas implicações e propostas de intervenção.
Módulo II
A Perícia Neuropsicológica ? processo de perícia, personagens, técnicas e conhecimentos necessários.
No segundo módulo, abordam-se o que é perícia na saúde mental e seus objetivos, diferenciando-se da avaliação clínica. Quais as determinações legais, os personagens desse momento e as técnicas utilizadas. Conhecimentos necessários por parte do psicólogo perito, os passos do processo e a resposta aos quesitos.
Módulo III
Casos - No terceiro e último módulo, serão apresentados diversos Casos que melhor esclarecerão o papel e a importância da Avaliação Neuropsicológica Forense.
Carga Horária | Certificação
Carga horária: 2h*
Certificado: Certificação Vetor
*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.