Este curso está organizado em quatro aulas que abordam as características sintomatológicas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em adultos e sua relação com o processo avaliativo, o conceito do fenótipo ampliado do autismo, o papel das avaliações neuropsicológicas e fonoaudiológicas em adultos com TEA, bem como os desafios que envolvem o diagnóstico tardio do TEA.
Objetivo
Este curso tem com o objetivo instrumentalizar profissionais da área da saúde no planejamento do processo de avaliação de adultos com suspeita de Transtorno do Espectro Autista.
Público-alvo
Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psiquiatras, Neurologistas e demais Profissionais da Saúde e graduandos destas áreas a partir do 7º semestre.
- Características sintomatológicas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na vida adulta;
- Autismo e fenótipo ampliado do autismo;
- O papel das avaliações neuropsicológicas e fonoaudiólogas em adultos com TEA;
- Diagnóstico tardio do TEA: desafios frete a avaliação de adultos com suspeita de TEA.
Carga Horária 09h*
*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
Acesso ao curso
Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas por meio de videoaulas onde e quando desejar. A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio). Não há plantão de dúvida e interação com o professor.
**O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 2 anos.
***Curso totalmente on-line:
- Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá no e-mail cadastrado uma mensagem com o link de acesso à plataforma;
- Ao clicar no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do curso. Após o acesso, o aluno poderá assistir às aulas onde e quando desejar;
- A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio);
- Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor;
- O curso não contempla materiais impressos.
****Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.
Docentes:
Fonoaudióloga Drª Bárbara Backes
Fonoaudióloga graduada pela Universidade Feevale, Especialista em Transtornos do Desenvolvimento, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Transtornos do Desenvolvimento (NIEPED), vinculado à UFRGS, e atua como fonoaudióloga clínica. Tem experiência clínica e acadêmica (docente e de pesquisa) na área do Desenvolvimento Sociocomunicativo Infantil, atuando, principalmente, nos seguintes temas: aquisição e desenvolvimento da linguagem, avaliação e intervenção no Transtorno do Espectro Autista, e regressão do desenvolvimento.
Psicóloga Drª Renata Giuliani Endres
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). É Especialista em Transtornos do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e Mestre em Psicologia pela UFRGS. Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela Wainer Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do desenvolvimento e na abordagem cognitivo-comportamental, atuando na área de avaliação do Transtorno do Espectro Autista (TEA), psicoterapia e reabilitação neuropsicológica em TEA adulto.