O Inventário de Estilos Parentais é um instrumento que avalia as práticas parentais utilizadas pelos pais para educar filhos, tanto pela percepção dos filhos como dos pais. Após 15 anos de uso de IEP foram necessários alguns aperfeiçoamentos. Verificou-se a necessidade de ampliação do uso do instrumento para outros profissionais que não somente os psicólogos, de maneira que esta versão não é mais de uso exclusivo do psicólogo. Também, esta nova versão do IEP vem com, além da forma de aplicação presencial tradicional, o formato online, permitindo seu uso à distância.
Este livro é composto por quatro capítulos teóricos, contendo 1) a fundamentação teórica do IEP e a descrição das práticas parentais positivas (monitoria positiva e comportamento moral) e das negativas (negligência, monitoria negativa, punição inconsistente, disciplina relaxada e abuso físico); 2) uma revisão sistemática de instrumentos de práticas e estilos parentais utilizados por pesquisadores brasileiros; 3) artigos que usaram o IEP em suas pesquisas e 4) estudos psicométricos recentes de validação do IEP. As instruções de aplicação, correção e interpretação do IEP, assim com as tabelas normativas do instrumento, serão apresentadas no quinto capítulo. Ao final do livro estão anexadas as três versões do instrumento: versão materna, versão paterna e autoavaliação, além das folhas de respostas.
Composição
- Inventário de Estilos Parentais - IEP - Fundamentação Teórica, Instruções de Aplicação, Apuração e Interpretação (Manual)
- Inventário de Estilos Parentais - Versão para Avaliação Paterna: é a versão em que os filhos respondem sobre as práticas parentais utilizadas por seus pais;
- Inventário de Estilos Parentais - Versão para Avaliação Materna: onde os filhos respondem sobre as práticas parentais utilizadas por suas mães;
- Inventário de Estilos Parentais - Versão para Autoavaliação dos Pais: é a versão em que os pais respondem sobre as práticas parentais utilizadas na educação de seus filhos.
Autor: Paula Inez Cunha Gomide
Editora: Juruá