Partindo do entendimento de que para o aprimoramento das competências clínicas em terapia cognitivo-comportamental (TCC), devido às suas especificidades, é importante utilizar estratégias educativas específicas, incluindo atividades ativas e formativas, foi criado o Baralho para treinamento de terapeutas cognitivo-comportamentais. Recurso criado para ajudar você a superar os desafios complexos do treinamento e supervisão de terapeutas.
O Baralho objetiva auxiliar os supervisores clínicos ou professores/facilitadores na realização de atividades pedagógicas, como as estratégias ativas e experienciais, para favorecer a aprendizagem dos conhecimentos, habilidades e atitudes por terapeutas em diferentes níveis de desenvolvimento profissional. Visa, também, qualificar o aprendizado e aprimorar as competências clínicas em TCC de maneira flexível, divertida e contextualizada
O baralho possui ainda uma versatilidade, podendo ser adaptado conforme as metas educativas da supervisão ou do programa de treinamento. Além dos casos apresentados, é possível especificar as características de cada um, incluindo barreiras, dificuldades e/ou dicas de atuação clínica, tornando os casos mais ou menos complexos de acordo com a proposta.
Público-Alvo
Supervisores clínicos e professores de terapia cognitivo-comportamental.
Composição
Casos clínicos
6 cartas: Baixo nível de complexidade
6 cartas: Nível médio de complexidade
6 cartas: Alto nível de complexidade
Habilidades e objetivos
7 cartas: Fase inicial do processo terapêutico
12 cartas: Fase intermediária do processo terapêutico
6 cartas: Fase final do processo terapêutico
Reflexões
21 cartas
Dicas
16 cartas: Fase inicial do processo terapêutico
10 cartas: Fase intermediária do processo terapêutico
6 cartas: Fase final do processo terapêutico
Cartas Coringas
27 cartas
Autores: Janaína Bianca Barletta, Everton Poubel Santana e Fabiana Vieira Gauy
ISBN: 9786555710700
Formato: 17,5x25 cm | 88 páginas (manual) 123 cartas | Peso: 525g.
Ano: 2022