O Baralho para avaliação e intervenção do comportamento suicida é um recurso valioso para instrumentalizar clínicos a identificarem o nível de risco do comportamento suicida e propor intervenções, com base tanto na terapia cognitivo-comportamental (TCC) quanto na terapia comportamental dialética (DBT), de acordo com a gravidade dos comportamentos apresentados pelos pacientes.
O suicídio é um fenômeno multifacetado, resultado da interação complexa entre fatores biológicos, psicológicos, sociais e ambientais. Com taxas cada vez mais altas no Brasil e no mundo, é indispensável que profissionais da área da saúde mental busquem uma compreensão holística para identificar e abordar de maneira eficaz os sinais de alerta, incluindo fatores de risco, fatores de proteção, ideação suicida, planejamento e tentativa de suicídio.
Com este baralho você poderá adequar as intervenções ao nível de risco. Você terá acesso a recursos específicos para diferentes níveis de comportamento suicida, permitindo uma abordagem personalizada que abrange desde o risco baixo até a necessidade de internação domiciliar.
Público-Alvo
Ferramenta para psicólogos que trabalham com demandas do comportamento suicida em adolescentes a partir de 15 anos e adultos de 18 a 70 anos.
Diferenciais da Obra
Baralho voltado para a crise suicida, auxilia os profissionais não apenas com a intervenção, a partir de técnicas da DBT e da TCC, no comportamento suicida, mas também com a avaliação dos fatores de risco. Conta com materiais de apoio como plano de segurança, termômetro da crise suicida e roteiro de avaliação do comportamento suicida.
Autoras: Vanessa Gomes Berteli e Roberta Borghetti Alves
ISBN: 9786555711806
Formato: 17,5 x 25 cm | 40 páginas (manual) 68 cartas | Peso: 343g
Ano: 2024