Distorções cognitivas ou pensamentos automáticos negativos (PANs) são falhas no processo de percepção e interpretação das informações e situações vivenciadas pelos sujeitos que influenciam os seus sentimentos e comportamentos diante dessas situações. Esses padrões de pensamento favorecem tanto o desenvolvimento de transtornos psicológicos como a sua manutenção.
Pensado para ser uma ferramenta para estimular o empirismo colaborativo e facilitar o processo terapêutico, este baralho auxilia no tratamento dos pensamentos automáticos negativos de forma interativa, colaborando para o empirismo colaborativo e a descoberta guiada.
O Baralho dos pensamentos automáticos negativos permite você trate pacientes com diferentes problemas psicológicos, como transtornos depressivos, de ansiedade, de humor, entre outros. O material foi elaborado a partir da teoria cognitivo-comportamental e com ele você poderá:
- Tratar seus clientes com diferentes transtornos, como depressão, ansiedade, alimentar e outros;
- Identificar e explicar os pensamentos disfuncionais apresentados;
- Ensinar seu paciente a identificar, nomear e diferenciar categorias de pensamentos automáticos;
- Distinguir entre pensamentos, emoções e comportamentos;
- Verificar a ligação existente entre eles;
- Ajudar a encontrar respostas racionais utilizando o questionamento socrático e outras técnicas da TCC;
- Ressignificar as distorções cognitivas;
O principal objetivo de uso deste baralho é verificar a ligação entre os pensamentos automáticos negativos (PAN?s), possibilitando respostas racionais para a reestruturação cognitiva.
Público-Alvo
Psicoterapeutas que trabalham com pacientes adolescente e adultos que estejam em fase intermediária do tratamento, após formar o vínculo terapêutico e reduzir sintomas iniciais.
Autora: Arlete Beatriz Klauck
ISBN: 9786555710939
Formato: 18x25 cm | 64 páginas (manual) 117 cartas | Peso: 471g.
Ano: 2022