Entende-se por Psicoterapia, técnica e conceitualmente, como um processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos.
De acordo com o Código de Ética do profissional psicólogo, para o efeito da realização da psicoterapia, o profissional deverá buscar constantemente um aprimoramento, dando sempre continuidade à sua formação por meio de centros especializados, sendo que estes devem configurar seus cursos pautados pelo respeito ao campo teórico e ético da psicologia como ciência e profissão.
A psicoterapia é um processo que abrange:
• tratamento de vários transtornos psicológicos como pânico, fobias, depressão, anorexia, bulimia, etc.
• resolução de conflitos pessoais, interpessoais, conjugais, familiares, profissionais etc.
• desenvolvimento da capacidade de auto-gerenciamento, aprendendo a lidar com o estresse e os estados de desequilíbrio.
• desenvolvimento da capacidade de auto-reflexão, de formular novas narrativas de vida, criando autonomia, com novos modos de comprender e conduzir a própria vida.
• resiliência – fortalecimento psicológico – para lidar com todas as dificuldades que a vida apresenta.
• amadurecimento pessoal.
Na ocasião da avaliação diagnóstica, o psicólogo deve buscar uma fundamentação teórica consistente, esclarecendo à pessoa atendida o método e as técnicas utilizadas. Deverá também manter um registro referente ao atendimento de seus clientes, indicado em documento escrito, no qual a privacidade das informações ali contidas será priorizada. Desta forma, os meios utilizados para o diagnóstico ou motivo inicial, assim como as atualizações do quadro, registro de interrupção de tratamento e alta ficarão documentados de forma sigilosa, cabendo só ao profissional e à pessoa atendida acesso.
As técnicas psicoterápicas são muitas, todavia, independente do aparato que o psicólogo utilizará, ele deverá ser registrado no conselho, para assim, exercer sua profissão legalmente e para que o cliente tenha um respaldo de que o seu psicoterapeuta é alguém apto a trabalhar na área.