De acordo com a Associação Americana de Psicologia – American Psychological Association – a psicologia do esporte é “o estudo dos fatores que influenciam e são influenciados pela participação e desempenho no esporte, exercício e atividade física. Além disto, também é a aplicação do conhecimento adquirido através deste estudo para a situação cotidiana”. Já a Federação Européia de Associações de Psicologia do Esporte – Fepsac – se refere à psicologia esportiva através dos fundamentos psicológicos, processos e conseqüências da regulação psicológica das atividades relacionadas ao esporte, de um ou mais praticantes dos mesmos.
Os estudos dos psicólogos esportivos estão direcionados em distintas dimensões psicológicas da conduta humana, como a: afetiva, cognitiva, motivadora ou sensório-motora (Becker Jr, 1999). Os sujeitos envolvidos nessas investigações são pessoas relacionadas aos esportes ou exercícios físicos, tais como atletas, treinadores, árbitros, professores, psicólogos, médicos, fisioterapeutas, espectadores, inclusive os considerados atletas de fim de semana.
É importante frisar que os conhecimentos práticos advindos das modalidades esportivas a serem trabalhadas pelo psicólogo devem ser familiares ao profissional, para que o mesmo possa compreender todas as necessidades dos atletas.
Bibliografia:
– BECKER JR., B. (1999) Manual de Psicologia Aplicada ao exercício & Esporte. Porto Alegre: Edelbra.